Psiquiatria

Unidade de Psiquiatria do Hospital Estadual de Diadema:

A Unidade de Psiquiatria do Hospital Estadual de Diadema conta com um serviço de tratamento em regime ambulatorial e internação de curta permanência para dependência química.

Qual o objetivo da internação hospitalar por dependência química?

O objetivo da  internação hospitalar  por dependência química no Hospital Estadual de Diadema, está diretamente relacionada à desintoxicação de pacientes dependentes nos seguintes casos:

– Quando em processo de tratamento ambulatorial ou no início deste, quando necessitam de uma desintoxicação de sua substância de abuso.

– Como parte de um projeto terapêutico maior,  que almeja traçar com o indivíduo objetivos para sua reintegração e melhora da qualidade de vida.

A enfermaria tem a proposta de oferecer internação psiquiátrica de curta permanência (15 dias), porém o tempo de internação deve ser suficiente para realizar uma desintoxicação física e sensibilizar para continuidade do tratamento ambulatorial, o que pode prolongar para um mês o período de internação.

Quais os casos em que se indica a internação no Hospital Estadual de Diadema?

A  indicação da internação no Hospital Estadual de Diadema,  se dá  para pacientes já integrados, ou em processo de integração ao tratamento ambulatorial, e não casos de urgência ou emergência clínica,  já que nessas circunstâncias o paciente está pouco motivado para a continuidade do tratamento.

Como agendar para participar do grupo de acolhimento ?
Para participar do grupo de atendimento não é necessário agendamento, o usuário que quiser participar deve verificar o dia e horário que são realizados e comparecer no ambulatório com seus documentos.

Os agrupamentos ocorrem nos seguintes dias e horários:

– Grupo de acolhimento usuários de drogas: 2ª. Feira 10:00hs;

– Grupo de acolhimento de usuários de álcool : 5ª. Feira 10:00hs;

– Grupo de Acolhimento de mulheres usuárias de drogas e/ou álcool: 3ª. Feira : 9:00hs;

– Grupo de Acolhimento de Adolescentes usuários de drogas e/ou álcool: 3ª. Feira: 10:30hs;

– Grupo Terapêutico para usuários de Álcool : 3ª. Feira 14:00hs;

– Grupo de Acolhimento de Familiares: 6ª. Feira: 9:30hs. 

Quem são os profissionais que participam do grupo?

Os profissionais que participam do grupo são especializados e habilitados para o atendimento de usuários com dependência química, a equipe é composta por Assistente Social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Psiquiatra.

Há atendimento individualizado com os profissionais da Psiquiatria?

Sim, temos atendimento individual para os usuários que participam do grupo de acolhimento, conforme indicação dos profissionais que realizam os grupos.