Tecnologia e Aprimoramento

Tecnologia

A fim de criar um ambiente moderno e seguro para melhor atender aos seus clientes, o Hospital Estadual de Diadema tem investido na incorporação de tecnologias em seus processos, principalmente na Telemedicina e Sistemas Informatizados.

Nestes seguimentos podem ser destacados:

Atendendo as áreas de:

  • Radiologia (Tomografia, Ressonância Magnética, Ultrassom, Eco cardiograma e Raios-X);

Estes sistemas gerenciam todo o processo desde a captura de imagens de exames até a entrega do laudo final ao paciente ou médico solicitante. As imagens dos exames são capturadas e enviadas para Centrais de Laudos que confeccionam os laudos e os devolvem em minutos ou ainda através de consultas internas ou via WEB.

Possuímos sistema de Internação, Pronto Atendimento, Agendamento de Exames, Ambulatório, Diagnóstico por Imagem, Banco de Sangue (Hemovida), Registro de Paciente e Suprimentos.

Todo o fluxo do Laboratório também é informatizado, envolvendo desde a entrada do paciente até a coleta do material e processamento do exame, tendo total integração com o Sistema ERP de Gestão Hospitalar do HED. A automatização e integração entre os sistemas garante agilidade na disponibilização dos resultados e segurança ao paciente.

Destaca-se a transmissão de Áudio e Vídeo para eventos e treinamentos ao vivo para todas as Instituições Afiliadas, difundido conhecimento e maximizando nossos recursos.

Aprimoramento

O serviço de Educação Continuada do Hospital Estadual Diadema tem por premissa garantir a manutenção do Modelo Assistencial de Enfermagem que eminentemente acontece sob a luz da segurança do paciente e da qualidade assistencial. Para tal inúmeras capacitações são realizadas mensalmente e seus desdobramentos analisados pela liderança e enfermeiros das unidades assistenciais.

Entre as estratégias adotadas para o desenvolvimento do capital intelectual dos colaboradores de enfermagem destaca-se:

O uso de jogos com fins educativos tem ganhado destaque no âmbito do ensino de adultos. Esta estratégia envolve desafios, competições, elementos criativos e instigantes para os profissionais desenvolverem, atualizarem ou consolidarem conhecimentos imprescindíveis para a prática. Frente a exitosa aplicação desta estratégia, em 2013 deu-se início ao projeto “Construção de jogos para a Segurança do Paciente”.

A partir dos conteúdos ministrados ao longo da Semana de Integração de Enfermagem, para os colaboradores recém -admitidos na instituição, brilhantes trabalhos são concebidos e posteriormente aplicados para os demais funcionários da instituição, como por exemplo: “Jogos de palitos- Perguntas e respostas sobre processo de medicação segura”.

Em acordo com a Missão da SPDM a educação continuada desenvolve junto suas lideranças e enfermeiros assistenciais trabalhos científicos com o propósito de divulgar feitos da unidade. Em 2014 e 2015 inúmeras divulgações em eventos nacionais e internacionais foram realizadas.

Destacaram-se os trabalhos “SEGURANÇA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÕES ENDOVENOSAS”, “INTEGRAÇÃO DE COLABORADORES RECÉM-ADMITIDOS: CONTRIBUIÇÕES PARA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE”, “AUDITORIA CLÍNICA DO PROTOCOLO DE ADMINISTAÇÃO DE DROGAS DE ALTO ALERTA”, “IMPLANTAÇÃO DE UM GUIA DE RECOMENDAÇÕES DE PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÕES EM NEONATOLOGIA”.

Como uma das bases da Cultura de Segurança e Melhoria Continua da Qualidade, a realização e análise de indicadores pertence a rotina da instituição e, igualmente do cotidiano da Educação Continuada.

Sempre em parceria com demais profissionais de enfermagem e/ou da equipe multidisciplinar a Educação monitora indicadores inerentes a estrutura, processo e resultados da organização.

O trabalho em equipe possibilita a realização de planos de ações assertivos nos momentos oportunos e acompanhamento próximo aos processos de trabalho.